quinta-feira, 23 de setembro de 2010

hábitos saudáveis.

Essa semana tava conversando com um amigo sobre hábitos saudáveis, ele comentou que era muito cansativo malhar e fazer atividades aeróbicas nessa vida corrida de faculdade, trabalho e vida social. Sabe o que disse a ele? Que isso é o ônus. Sabe, até os meus 20 anos eu nunca me preocupei em praticar uma atividade física, evitar comidas gordurosas e refrigerantes, sempre comi de tudo sem restrições, e isso somado ao meu patrimônio genético rendeu-me uns bons quilos acima do aceitável.
Mas decidi mudar meu estilo de vida quando cheguei aqui em Natal. Como estudo para ser um profissional da Saúde, nada mais justo que mudar certas coisas na minha rotina para melhorar minha qualidade de vida. Comigo a frase "casa de ferreiro, espeto de pau" não funciona, eu botei na cabeça que eu preciso ser um exemplo de saúde para meus pacientes. E com esse pensamento, no dia 19/08/09 fui numa academia aqui perto. O instrutor ficou surpreso quando falei que eu era um completo sedentário. Me passou uns exercícios e depois deu dicas de alimentação.
Então comecei, nos primeiros três meses me dediquei aos exercícios aeróbicos, era uma anta com as séries e quase sempre precisava de ajuda dos profissionais para executar os movimentos corretamente, eu era o típico novato, aquele que levantava pesos pequenos e não olhava ninguém nos olhos. Mas aos poucos, com pequenos objetivos, fui trabalhando silenciosamente e sem pressa até chegar onde cheguei. Hoje, 1 ano depois, consigo realizar toda as séries corretamente, sem me cansar nem fadigar o corpo e ainda inventei de correr no calçadão todos os dias. Evito refrigerantes e percebo os benefícios disso no corpo.
Não serei hipócrita em dizer que não gosto dos elogios dos meus amigos, é bom ver que meu trabalho dá resultados, mas também não sou narcisista ao ponto de viver em função disso. Mais do que ter um corpo bonito para fins amorosos, é preciso ser saudável para evitar problemas no futuro. São pequenas ações que farão toda a diferença, e isso é o bônus. Agradeço a Deus por ter mudado, hoje sou mais feliz.

E você? quando vai começar a se mexer e garantir uma velhice mais confortável? Lembre-se.. nunca é tarde demais para ser saudável. :*

Um comentário:

  1. Que legal você pensar diferente da maioria que frequenta academia a semana inteira puxando ferro e se admirando no espelho pra chegar no fim de semana e tirar a camisa numa boate pra atrair aqueles que só se importam com físico.
    Acho certíssimo nos preocuparmos com nosso bem estar, com a saúde no futuro. Porque além de fazer bem, ajudam na auto estima. Só não podemos nos deixar levar ao ponto de o físico mudar nossa cabeça.

    Eu estou 120% sedentário. Mas assim que puder pretendo voltar com minhas atividades físicas.

    ResponderExcluir