quinta-feira, 16 de setembro de 2010

sobre a terceira idade.

Hoje fui conhecer o asilo onde trabalharei por três meses como reflexologista. O ambiente é pacífico, pertinho de onde moro, limpo e organizado, existe espaço para todos e o pessoal, num primeiro contato, parece competente. Eles são adoráveis, atenciosos, bastava eu me aproximar que eles já queriam saber meu nome, idade, essas coisas. A maioria deles estenderam a mão pra mim e lançaram aquele olhar de gatinho do Shrek. E eu, sensível como sou, me comovi com todos eles. Saí de lá com meu coração do tamanho de uma ameba.
Passei o resto do dia pensando em quanto somos mesquinhos, fúteis e imaturos, em como nos preocupamos com problemas tão banais, tão.. superficiais, enquanto aqui pertinho moram 30 idosos que precisam apenas de ATENÇÃO! de uma palavra de conforto, de alguém para conversar, para dividir histórias de suas vidas, algo tão simples que fazemos (ou não) quando somos jovens talvez seja a única coisa que importa para eles. Eles não precisam de computadores, celulares, baladas e afins. Só precisam de um bom ouvinte. Só.
Não é porque eles estão no fim da vida que nós devemos deixá-los de lado. Pelo contrário, é nossa obrigação, como jovens, de darmos a eles o melhor, nós estamos apenas começando uma jornada que eles já passaram, nada mais justo em ouvir o que eles tem a dizer sobre essa coisa complexa que é a VIDA. Talvez seja uma forma de evitarmos situações desnecessárias, eles têm muito a nos ensinar.
Eu vivo dizendo que sou barra por natureza.. e sou. Mas a partir de hoje tentarei ser algo bem mais dificil e complicado: ser HUMANO.

é isso.

4 comentários:

  1. Muito bacana essa percepção sua Victor... Mas não é porque não estamos presos em uma casa de repouso que nossos problemas são minimizados... porque aqui fora nós tb sofremos com coisas que parecem banais, mas fazem parte de nossa vida! Mas parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Continuo lendo seu blog, viu?! hehehehe.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa sensação que você teve.
    Sempre ouço que o problema dos idosos que ficam em asilo é justamente esse, o abandono dos familiares, a falta de ter com quem conversar.

    ResponderExcluir